domingo, 14 de setembro de 2008

Os esquemas do ex-líder estudantil

Os esquemas do ex-líder estudantil
Resumo

A matéria de autoria de Mino Pedrosa, publicada no dia 14/05/08 pela revista "ISTO É", revela que Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu, está enfrentando graves denúncias de corrupção feitas pela ex-secretária de recursos humanos Lídia Cristina Esteves, que o acusa de montar um esquema na prefeitura, para se manter no poder.
Fitas de vídeo e gravações com ex-assessores revelam como o esquema do ex-presidente da UNE e atual prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, pagava propina a funcionários, dá cargos e dinheiro a vereadores em troca de apoio político, e conduz licitações viciadas. Além disso, várias ações suspeitas estão sendo investigadas pelos Ministérios Público Federal, Estadual, e também pelo Ministério do Trabalho.
Um dos casos mais graves ocorreu na área de Educação, onde a secretária de educação de Nova Iguaçu foi denunciada pelo Ministério Público Estadual por suposta licitação superfaturada, para compra de merenda escolar. Tal denúncia provocou o afastamento da secretária de educação, a vereadora Marli de Freitas, e do presidente da comissão de licitaçaõ da prefeitura, Jaime Orlando.

Reflexão crítica

A matéria publicada pela revista "ISTO É", no dia 14/05/08, de autoria de Mino Pedrosa, nos remete ao extremo da indignação, e nos faz também refletir sobre os princípios éticos e morais daqueles que se dizem nossos representantes, e nesse caso em particular a indignação se torna ainda maior, pelo fato do protagonista já ter atuado como "mocinho" em 1992, quando como prfesidente da UNE, liderou os chamados "caras-pintadas" que pediam o impeachment do presedente Fernando Collor.
A deterioração na esfera política, ainda se apresenta como um forte malefício que deve ser combatido de forma contundente por toda a sociedade.
A corrupção é algo mais grave que interesses de partidos, ela é uma questão social e de Estado, que está incrustada na política brasileira. Deve ser combatida com a necessária firmeza, amplidão e profundidade. Porém os esforços envidados pelas autoridades, ainda não conseguiram absorver a massa de Operadores do Estado e da sociedade imersos em privilégios, uso dos bens públicos em benefício próprio, dentre outras maracutaias, sob o manto do passaporte para a delinqüência, chamado "privilégio" de foro.

Nenhum comentário: