sábado, 17 de maio de 2008

" O banquete de Paulinho"


O banquete de Paulinho ( Resumo)

Polícia Federal investiga esquema de desvios da Força Sindical


A Força Sindical está no epicentro de um escândalo que envolve a participação direta de seus líderes em casos de corrupção, desvio de dinheiro público, tráfico de influência e enriquecimento ilícito. As investigações da Polícia Federal sobre o esquema de fraude no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desmontado recentemente na Operação Santa Tereza – apontam para desvios bilionários de dinheiro do Ministério do Trabalho cometidos pela central sindical.
Depois de prender duas das principais lideranças da central, o lobista João Pedro Moura e o advogado Ricardo Tosto – acusados de cobrar propina para liberar empréstimos no BNDES –, os policiais suspeitam que o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, ex-presidente da Força e filiado ao PDT, pode ter recebido parte do butim. As investigações da PF, no entanto, vão mais além. Começão a demonstrar que , hoje, Força e PDT são duas organizações siamesas também no plano financeiro. O próximo passo é revelar como essa perigosa simbiose tomou conta do Ministério do Trabalho, pasta que hoje está fatiada entre políticos do PDT e sindicalistas da Força sob o controle do mesmo grupo acusado de rapinar linhas de crédito do BNDES.

Análise Crítica
A matéria de autoria de Ronaldo França publicada na revista "Veja" de 21/05/2008, mostra a promiscuidade de alguns dirigentes sindicais com o poder, empresários, dinheiro e políticos. Mais uma vez caracteriza-se a falta de ética, moral e honestidade daqueles que deveriam zelar pelo bem público. A reportagem é crítica, elucidativa e encontra-se em consonância com outras publicações. Quanto a sua relação com a administração, podemos afirmar categóricamente que o gestor público deve se pautar no trinômio da ética, honestidade e moralidade, para que a corrupção não encontre terreno fértil para sua proliferação.




Um comentário:

Adilson, "Cidinha",Gilson, Paulo e Sérgio disse...

A crítica posta pelo grupo foi bastante pertinente ao meu ver, demonstra a realidade como nossos dirigentes encaram nossas lideranças sindicais e o descaso com os interesses públicos, bem como tenta nos abrir os olhos mediante a falta de comprometimento com a causa, ou seja, deveria elevar a transparência combatendo a corrupção, promovendo a valorização dos serviços prestados a população.

Aluno: Paulo José (Adm.Ead, turma 02).