sábado, 3 de maio de 2008

Operação Santa Tereza

Operação Santa Tereza (Resumo)

A matéria publicada no jornal “O GLOBO” de 02/05/2008 e assinada por Ricardo Galhardo, relata a Operação Santa Tereza deflagrada pela Polícia Federal (PF) EM 24/04/2008, que prendeu dez pessoas acusadas de desviar recursos do BNDES. Entre elas está Ricardo Tosco, integrante do Conselho de Administração do BNDES, um sindicalista, um coronel reformado da PM, servidores públicos e empresários.
Para lavar o dinheiro obtido como comissão ao influenciar a liberação de recursos para empresas privadas e públicas, era usado um prostíbulo na capital paulista.
Foram constatados pelo menos duas liberações de verbas públicas onde o esquema foi utilizado: Uma de R$130 milhões para a prefeitura de Praia Grande (SP), e outra de R$220 milhões para uma rede de lojas de varejo.
É bastante provável a participação de políticos no esquema, mas como eles têm direito a foro especial, a PF teria que pedir autorização ao STF antes de investigá-los.
A PF apurou que a quadrilha recebia entre e 3% e 4% do valor da verba liberada.


Operação Santa Tereza (Análise Crítica)

Balizado em relatório da Polícia Federal (PF) a matéria de autoria de Ricardo Galhardo veiculada no dia 02 /05/2008, no jornal “O Globo”, retrata de forma elucidativa e imparcial sobre a fraude ocorrida no BNDES. A matéria em tela está relacionada intrinsecamente com o curso de administração, uma vez que, em todos os escândalos que lesam os cofres públicos, há sempre um gestor que é o mentor intelectual ou que se deixa corromper.
Tais fatos nos levam a seguinte indagação: A corrupção de tantos gestores públicos se deve à certeza da impunidade, à vulnerabilidade das leis, a falta de índole, ou as nomeações que não obedecem a um caráter técnico e sim político?

Um comentário:

Luiz Claudio Reink e Equipe disse...

Realmente nos vemos diante de mais um esquema de fraudes aos cofres públicos, desta vez, envolvendo o BNDES.
Creio que a resposta para a pergunta que fizeram está justamente nas indagações feitas por vocês. Uma mistura de certeza da impunidade, vulnerabilidade das leis, falta de índole, e nomeações que não obedecem a um caráter técnico e sim político, são todos estes fatores juntos que contribuem, e muito, para que cada vez mais sejamos "brindados" por escândalos como estes.
Gostaria também de dizer que a iniciativa de se criar um blog sobre esses escândalos é louvável com esta importante ferramenta da internet, podemos trocar nossas opiniões sobre temas tão relevantes.
EDNA MARIA GONÇALVES DE SOUZA(aluna do Curso de Ead Administração, turma 03)