sábado, 22 de março de 2008

"A quadrilha do "pagou, isentou" (Resumo)

A quadrilha do “pagou, isentou”
Autores: Jaílton de Carvalho e Evandro Éboli
Veículo: Jornal “O Globo” de 14/03/2008
Após quatro anos de investigação, a Polícia Federal pediu a prisão de 16 pessoas que estariam envolvidas num esquema de corrupção no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), mas a Justiça Federal indeferiu o pedido de dez, assim, seis pessoas foram presas. São elas: Euclides da Silva Machado - atual suplente de conselheiro, tendo sido conselheiro nos anos de 2004 e 2005; Márcio José Ferreira - conselheiro desde 2006; Luiz Vicente Vieira Dutra - advogado de entidades; Andréa Schramm Morais - secretária de Luiz Vicente Dutra e Ricardo Vianna Rocha - advogado de entidades. O atual presidente do CNAS, Sílvio Iung, que, apesar de não ter sido detido, por indeferimento da Justiça Federal, teve sua residência e seu gabinete revistado pela Polícia Federal, pois o mesmo é tido como suposto cúmplice da quadrilha. A quadrilha é acusada de fraudar concessão de títulos de entidade filantrópica e, assim, facilitar o desvio de milhões em verbas federais em isenção de impostos. Entre os principais crimes atribuídos ao grupo, estão: corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, tráfico de influência e formação de quadrilha. A matéria deixa claro que o atual sistema de certificação de entidade filantrópica, deixa margem para que pessoas não idôneas cometam os mais variados crimes sem serem facilmente detectados, a não ser que haja uma denúncia conforme ocorreu nesse episódio.

Um comentário:

hgargalhada disse...

Aluno:Helio Omar Da Silva Moreti
Curso:Administração pela UFJF/EAD
Turma:03 Seminário Tematico
O grupo força e guerra aborda sobre diversos aspectos a problemática da corrupção ativa dentro dos setores públicos e privados,deixando claro sua indignação com toda corrupção e formas de aproveitamento indevido dentro dos setores públicos e ainda pela utilização indevida de verba pública.para tanto o grupo expõe seus pensamentos de forma clara e objetiva,mantendo integridade dos dados e fatos pesquisados,como também mantendo dentro de suas explanações a fonte de onde foi elaborada tal pesquiza.
Os trabalhos são marcados por trechos que realçam prendem a atenção do leitor,tal como quando citam o caso da "A quadrilha do -pagou,isentou" de forma resumida e mantendo o teor da reportágem,o grupo emprga os fatos e como terminou o caso frente a operação da PF,tratando-se de pessoas que abusavam do poder ou cargo que ocupavam para criar formas de ocupação indevida das verbas públicas,havendo fiscalizações e prisões de pessoas envolvidas.