sábado, 22 de março de 2008

A quadrilha do "pagou isentou" (Análise crítica)

Análise Crítica
A reportagem publicada pelo jornal “O Globo” no dia 14/03/2008, de autoria de Jaílton de Carvalho e Evandro Éboli, retrata de forma elucidativa de como foram efetuadas as prisões de seis pessoas envolvidas num esquema de corrupção no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A matéria em foco nos faz refletir sobre os valores morais e éticos da sociedade a qual vivemos atualmente onde os princípios morais e os valores éticos têm se tornado cada vez mais raros, principalmente no que diz respeito à administração de verbas públicas e/ou privadas.A matéria também nos faz repensar sobre o quanto está fragilizado o atual sistema de certificação conferida as entidades, uma vez que, não existe uma transparência para a efetivação dos mesmos.
A matéria dos autores apresenta uma linha convergente com outras matérias que aborda o mesmo tema, entre as quais podemos destacar a publicação da matéria “Uma reação a pilantropia” publicada pela revista época em 14/03/2008 na edição número 513. Assim sendo, pode-se perceber que a reportagem foi balizada nos relatórios da polícia federal, portanto, a mesma apresenta-se de forma imparcial, atendo-se somente aos fatos relatados nos relatórios.
A correlação entre a matéria publicada e a sua importância para a administração, deve-se ao fato de que o gestor deve se pautar pelos princípios da responsabilidade, da ética e também da moralidade. Porém, como podemos observar nesta e em outras matérias, existe um paradoxo, ou seja: aqueles designados para gerir o bem público, têm se aproveitado da fragilidade do sistema de fiscalização para obterem vantagens pessoais.

Nenhum comentário: